Samba, sambistas e sambeiros  

Serginho Aguiar

 

                                                                                                                                                                                  14/01/2016. A MATRIZ DO SAMBA!                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
Toca o tambor... Vamos saldar os nossos ancestrais, não temos como fugir da nossa essência. Tudo começa com os tambores trazidos nos tumbeiros da áfrica a nossa mãe matriz e se mistura no caldeirão que trás o tempero do sincretismo, da união de culturas. Assim, o pandeiro encontra o atabaque, o agogô, a cuíca e se perpetuam em nossas vidas.
A africanidade do nosso carnaval se reflete em seus temas de enredo, é o espelho de uma cultura que bem antes de ser marginalizada, era a válvula de escape. O batuque fazia sonhar, calava a dor do corpo e da saudade. Caminhamos pela historias da mitologia do carnaval, desde a criação do samba lá nos tempos de Tia Ciata e sua trupe, como também na fundação de agremiações carnavalescas e seus personagens, onde a participação do negro é determinante. Vindo de matrizes humildes, a cultura negra se propagou e ganhou força no carnaval e suas subdivisões, atingindo um destaque no cenário nacional e também mundial.
Existiria carnaval sem o negro? Existiria samba?  Salgueiro, Beija-flor, Império da Tijuca e Cubango, possuem a veia de enredos que abordam o tema, mas o que ficou realmente marcado na história foi o desfile antológico da Vila Isabel em 1988, “Kizomba festa da Raça,”, aclamada pelo povo a Vila conseguiu a vitória incontestável, além de um enredo primoroso, produziu um samba enredo histórico, foi tão fascinante que aconteceu uma única vez, pra eternidade, pois as chuvas que assolaram o Rio de Janeiro não permitiram que o desfile se repetisse nas Campeãs.
Alias, se falarmos de sambas memoráveis que exaltam nossas raízes, vamos varar manhãs. Fernando Pamplona e Joãosinho 30, “brancos” de alma negra, se destacam nessa epopeia de contar suas visões, conhecimentos sobre a história, com enredos autorais sobre a cultura afro. Ambos sendo homenageados, o primeiro sendo enredo da São Clemente e o segundo com o filme “30”.
Devo também citar o Mestre Candeia, notável e mitológico compositor da Portela que se destacou na luta pela preservação da tradição do samba e do carnaval, ao ponto de fundar em Rocha Miranda o Grêmio Recreativo de Arte Negra Escola de Samba Quilombo, na missão de manter viva a chama da cultura negra. O GRANES Quilombo, vive até hoje.
Sambas memoráveis sobre o tema, enredos que proporcionaram grandes desfiles, de um antologia inigualável, é diferente falar de nossa raiz, exaltar toda uma história de riquezas, de ancestralidade, espiritualidade dos orixás e exaltação aos mesmo, personagens da história que são recontadas nos enredos históricos, infinitas soluções e resoluções temáticas, as mais variadas e emocionante, assim como seus construtores, os artistas do espetáculos, interpretes, carnavalescos, destaques, batuqueiros e compositores.
Saldemos nossos antepassados, criadores dessa cultura impar, onde a mistura é a essência de tudo. Salve o samba e a nossa raça de valente guerreiros, seres mitológicos do samba, salve nossos guias, mentores, salve todos os orixás, axé.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            18/11/2015. A MÍSTICA DE UMA ESCOLA DE SAMBA.
                                                                                                                                                  No caminho inverso dos movimentos musicas dos artistas com suas músicas da moda, a escola de samba é bem mais que a moda, a escola de samba é o berço familiar onde moradores em suas regiões se reunião para organizar numa convivência diária de construção de suas escolas, mais ou menos como acontece no futebol, geralmente você começa no samba pela base, escolas mirins, acompanhando seus pais nos ensaios ou em projetos de bateria, dança e cenografia.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Hoje com o avanço da tecnologia da comunicação, com a força maciça da televisão, seria provável que aquele velho rancho, aquele antigo bloco ou aquela antológica escola de samba, não estivesse inserido no contexto atual no modelo de venda de imagem ou propaganda, mas o carnaval como movimento impar, sempre se reinventou, se distanciou naturalmente do amadorismo, forjou seus ídolos por gerações e manteve sua raiz fincada nos seus princípios mais profundos das suas características. O samba e uma das suas vertentes, Escolas de Samba que deixaram um legado a ser seguidos, desde as mais humildes apresentações que duravam horas, das rivalidades não tão sadias, onde “FAZER NA MÃO” era parte do folclore, o samba evoluiu para uma plástica “HOLLYWODIANA” num verdadeiro espetáculo a céu aberto do mundo. Essa sua suntuosidade deixou pra trás algumas escolas que naturalmente foram deixando a elite, eliminadas por política interna, investimento e estrutura, só observar o carnaval no início dos anos 80 onde assistir os desfiles plasticamente observamos uma igualdade no visual, diferenciando-se claramente na bateria, mestre-sala e porta-bandeira na garra da sua comunidade, na genialidade de um carnavalesco e o grande vilão de tudo, "O SAMBA ENREDO". Nos anos 90 a grandiosidade dos carros e número de foliões, assim começa a decadência das escolas medianas que tinham vaga cativa no grupo especial, separam o “JOIO DO TRIGO” infelizmente, escolas desorganizadas, administrações falidas e “SOBERANAS” dentro das suas comunidades, enquanto as ditas grandes se posicionavam rumo à modernidade e da estruturação política.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Se reciclar, se renovar, no conceito novo de mudança, fez com que no novo século as desgastadas coirmãs enxergassem o jogo e mudassem a postura perante a organização. Fundiram grupos e se organizaram pra ser uma opção vendável, lucrativa e com sucesso. Como nos anos 80, no novo século, os blocos de ruas surgem com força total com apoio público num BUM espetacular de foliões que redescobriram o prazer e a alegria de um bloco. Como numa receita de bolo temos os ingredientes 10 kg organização, 10 kg de estrutura, 5 kg modernização e 2 kg qualificação, untado com bastante amor, é a receita perfeita para fazer um trabalho de qualidade. Dificilmente vamos ver aqueles antigos carnavais, veremos a essência, o glamour, as estrelas, os ritmos de cada bateria, suas cadências, o bailar do mestre-sala e porta-bandeira, os cantores, competentes  e os sambas memoráveis ainda vivem os personagens mitológicos que comandam com competência nosso carnaval.

Vamos seguindo escrevendo mais um pouco de história, a vida não para, temos hora, dia e lugar pra recomeçar.

Colunista: Serginho Aguiar

Diretor Geral: Edinho Meirelys

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Contato

Agência de Notícia Samba Conexão News e Produções Artísticas CNPJ: 12.256.232/0001-94 Rio de janeiro - Capital

Jornalista Responsável:
Redação: (21) 2082-2861
(11) 95926-3076 (21) 96836-4270
redacao@sambaconexaonews.com.br