Entrevista com Shayene Santos de Paula primeira porta-bandeira da Escola de Samba G.R.E.S União da Ilha do Governador.

11/06/2015 11:29

                                                                                                                                                                            Shayene Santos de Paula primeira porta-bandeira G.R.E.S União da Ilha do Governador.Na arte de movimentar o corpo com a dança bailando rodando como se fosse um pião, Shayene da um show, é aplaudida de pé pelo público presente do setor 1 no ensaio técnico de 2014 na Marquês de Sapucaí-Rio de Janeiro.                                                                                                                                                                 Nome próprio: Shayene Santos de Paula                                                                   Nome artístico: Shay Pituba                                                                                                Moradora do município de Duque de Caxias-Rio de janeiro, Shayene concedi sua  primeira entrevista para o site Samba Conexão News.

 

Fique coladinho junto com Shayene Santos, primeira porta-bandeira G.R.E.S Escola de Samba União da Ilha do Governador.

1. Shayene, você começou a dançar com quantos anos? Iniciou a sua carreira como porta-bandeira ou como componente de ala das crianças?

Conheçi o carnaval junto com a minha mãe, ela era diretora de ala da Escola de Samba Unidos da Ponte-São João de Miriti município do estado de Rio de janeiro,e também desfilava em uma ala da Escola de Samba Grande Rio-Caxias-baixada fluminense. Eu adorava sambar, sempre que podia ir nos ensaios da escola, minha mãe me levava; meu primeiro desfile foi aos 7 anos de idade na ala de mestres-sala e porta-bandeiras da G.R.E.S Grande Rio.

2. Qual foi a sua primeira Escola de Samba oficial como porta-bandeira?

Oficialmente minha primeira Escola de Samba foi a Mangueira do amanhã, onde fiquei por 2 anos.

3. Com quem você aprendeu a dançar ? Quem foi a sua maior inspiração para se tornar uma grande porta-bandeira?

Eu resolvi ser porta-bandeira quando fui em uma festa na quadra da Escola de Samba Grande Rio. Eu vi a Verônica, parecia uma princesa, pronta para dançar, perguntei para minha mãe quem era ela! Minha mãe me respondeu? ela é porta-bandeira, eu disse para minha mãe que queria ser igual a ela (rs). Aprendi a dançar com Marquinhos, naquela época, ele era o primeiro mestre-sala da Escola de Samba Mangueira e, tinha um projeto de casais de mestre-sala e porta-bandeira na escola, foi ele que me deu toda base para eu se tornar uma porta-bandeira.

4. Qual foi o carnaval mais especial de toda a sua vida e carreira?

O melhor carnaval da minha vida foi em 2011, foi meu segundo ano na Escola de Samba União da Ilha do Governador, como terceira porta-bandeira com o mestre-sala Marcinho.

5. Hoje! Você é a primeira porta-bandeira da Escola de Samba União da Ilha do Governador, com seu grande mestre-sala Marcinho, conte para nós como aconteceu o convite? E se você, começou logo de início como primeira porta-bandeira na escola?

Sim, hoje sou a primeira porta-bandeira da União da Ilha do Governador, junto com Marcinho mestre-sala. Desfilo na União da Ilha a seis anos, entrei no ano de 2010 como terceira porta-bandeira da escola, no ano de  2012 fomos promovidos como segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, já em 2014, Marcinho foi promovido como primeiro mestre-sala e, eu continuei como segunda porta-bandeira, neste mesmo ano na quarta-feira de cinzas, eu venho a virar a primeira porta-bandeira da escola, a melhor parte é estar dançando com Marcinho novamente.

6. O que é ser uma porta-bandeira gabaritada para você?

Ser porta-bandeira para mim, é o título supremo do carnaval, apesar da responsabilidade das notas dadas pelos jurados, representar o pavilhão de uma grande Escola de Samba na Marquês de Sapucaí é uma emoção inenarrável, está mostrando a sua arte de fazer o que você mais gosta simbolizando toda uma comunidade que trabalha muito para fazer todo aquele grandioso espetáculo, é indescritível! É uma honra para mim ser uma porta-bandeira.

7. Shayene Santos sem Marcinho?

Shayene sem Marcinho (rs) eu nem sei como explicar, a qualidade e quantidade de coisas que temos em comum, nós somos acima de tudo! Amigos... temos uma cumplicidade enorme, eu e Marcinho na dança hoje, somos "Corpo e Alma".

8. Vocês dois já enfrentaram momentos difíceis como mestre-sala e porta-bandeira? Pode nos dizer algum?

Claro! O momento mas difícil que enfrentamos foi a nossa separação no ano de 2014, sofri muito, foi como começar a aprender a dançar de novo, como eu disse, somos muito amigos, mesmo separados estávamos sempre juntos tentando fazer o nosso melhor, ajudando um ao outro para que tudo desse certo independente de qualquer lugar.

9. O que você planeja para o futuro Shayene?

Estou muito confiante pra que tudo dar certo, Deus' tem reservando para mim muitas coisas boas estão por vir, eu não sou do tipo de ficar pensando em recompensas, me preparo o máximo para dar o meu melhor e, que as glórias sejam consequências de um excelente trabalho, tudo isso que eu planejo fazer futuramente.

10. Ao entrar na avenida o que você sente na hora? Quando se apresenta para os jurados esse momento é bem distinto para você?

O melhor momento para mim é avenida, é tudo! Passa um filme na hora, todos os ensaios e preparações, é alí que você vê que tudo que você fez valeu a pena, amo a arte de dançar, a dança me leva ao extremo da emoção ao entrar na passarela, é uma avalanche de emoções (rs).
A minha apresentação para jurados é tensa e ao mesmo tempo excitante, você se prepara durante o ano todo para esses quatro momentos especiais, é único e, se você consegue dar o seu melhor, ótimo! É muito bom, eu nem sei como explicar.

11. O que você alegaria para as futuras porta-bandeiras que querem ser igual a você?

Para quem quer ser uma boa porta-bandeira o recado é o seguinte, se você tem um sonho e acredita nele, vá em frente! Faça de tudo para que seu sonho seja realizado, mesmo que seja difícil, desistir? Jamais, existe algumas pessoas que vão dizer que você não é capaz, ou seja, você não esta nos padrões para ser uma porta-bandeira, seja qual for o motivo não deixe de fazer que você mais gosta. Tenho 18 anos de carnaval, não tive anos fáceis, foram vários degraus para eu chegar aonde estou, hoje eu tenho muito orgulho da pessoa que eu sou, as dificuldades fazem parte da vida de qualquer pessoa. Quero ir muito além daquilo que você acha que pode fazer, a sensação de sede de estar aonde você sempre sonhou supera qualquer coisa do mundo.

                                Bate-bola com Shayene Santos primeira porta-bandeira.

1- Amor?
Família;
2- Paixão?
Dança;
3- Deus?
Equilíbrio;
4- Família é?
Alicerces;
5- Passarela do Samba?
Sonho;
6- Marcinho?
Alma;
7- Edinho Meirelys. Jurados?
Desafios;
8- Carnaval 2016?
Início de toda história;
9- Seu maior sonho?
Ser feliz.                                                                                                                                                                                                                                                                   Matéria editada por : Anderson Lopes. Repórteres Edinho Meirelys e Anderson Lopes   Jornalista Responsável: Flavia Andrade   Curta a nossa página no facebook.


 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Contato

Agência de Notícia Samba Conexão News e Produções Artísticas CNPJ: 12.256.232/0001-94 Rio de janeiro - Capital

Jornalista Responsável:
Redação: (21) 2082-2861
(11) 95926-3076 (21) 96836-4270
redacao@sambaconexaonews.com.br